Petrópolis, a Cidade Imperial!
Situada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é conhecida como cidade imperial, pois foi lar da residência de verão da família de D. Pedro II.
Por que Petrópolis?
A maioria dos mais importantes eventos científicos, quando realizados no Estado do Rio de Janeiro, acontece na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, nossa proposta é mostrar e valorizar outras regiões do Estado.
Petrópolis-RJ, que está localizada na região serrana fluminense a pouco mais de 50 km da capital do Estado, possui fácil acesso.
A cidade imperial é um polo turístico, que oferece diversas atrações históricas, culturais e ecológicas, atraindo a atenção de turistas e visitantes. A cidade é considerada um dos principais polos de patrimônio histórico e arquitetônico do Brasil, tendo em vista a importância de Petrópolis na história do Brasil, já que a sede da residência de verão da família imperial foi construída por D. Pedro II nesta cidade e muitas decisões políticas foram tomadas lá.
A cidade tem se tornado nos últimos anos bastante procurada para a realização de eventos e feiras, a exemplo do TeDX-Petrópolis (2 edições), feiras gastronômicas, Festival de Inverno, Festival de Cinema, Bauernfest, e também tem chamado a atenção de empresários e investidores.
A cidade abriga o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), com o maior computador da América Latina, que oferta cursos de pós-graduação e realiza pesquisas importantes em âmbito nacional. Além do mais, há diversas universidades privadas, como Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Universidade Estácio de Sá, FMP/FASE, Instituto Teológico Franciscano, e campi de universidades públicas, como Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que ofertam cursos nas áreas da saúde e biológicas.